Aqui é o seu lugar

Então você é como um daqueles tantos outros: fica de olho em uma calça linda (e cara) mas não compra por dó dos 140 reais e, minutos depois, gasta esse mesmo valor com coisas bestas que jamais vai usar, tipo um par de brincos com pingente de xamã, um leque chinês e um porta-qualquer-coisa? Pois é: a soma (das parcelas) e a subtração (do salário) são as contas mais complexas que a matemática já nos apresentou.

Aprochegue-se, sente-se e tome um café! Aqui é o seu lugar e é com você mesmo que eu quero falar. A ideia é: gastar bem e sempre, de forma moderada e inteligente. Juntos, a gente consegue.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Declaração do IR: fim do prazo e nada feito? Saiba o que fazer!

[ParaSairDaRotina] Ai, zentis, e não é que esse tal de tempo passa mesmo e é preciso entregar amanhã - nada menos do que amanhã - esta porcaria da declaração do imposto de renda? Claro que você faz parte dos poucos milhões de brasileiros que deixaram esse expediente para última hora e que passarão minutos de adrenalina à frente do pc, aguardando aquela conexão congestionada ser completada e você conseguir enviar os dados até as 19h59. Porque a partir das 20h gera multa. Que orgulho de você!

E se você deixou para fazer o processo em cima da hora seria ingenuidade demais de minha parte imaginar que seus documentos já estão separados, não? Sou boba não, amiguinhos. Hoje mesmo, no trabalho, um colega esbarrou comigo no corredor e lançou a questão: preciso dos dados do ano passado para declarar? Precisa!!! Você sempre tem a opção de importar os dados da declaração anterior, a fim de facilitar o preenchimento e evitar piáus em caso de confusões. Esse amigo não tinha.



Duas horas depois ele me liga: se eu não entregar, a multa é muito cara? Claro que o preço varia conforme a sua disposição para gastar. Segundo a Receita, a multa é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74 e, o máximo, de 20%. Não entendeu? Amigão, acima de R$ 1 qualquer coisa é caro. E se o dinheiro não será revertido para algo que lhe faça feliz - pode ser assistir a um jogo de futebol, tomar uma cervejinha ou comprar uma meia-calça cor de abóbora - o gasto não vale a pena.

E aí vem a questã: #comofaz?

Você não tem dados, não tem tempo e não tem saco para fazer essa maletisse. Sabe o que você faz? Preencha de qualquer jeito. Sim, qualquer jeito.

Assim o envio será feito dentro do prazo. Você não paga multa e retifica os dados depois. Que bonito! Ensinamentos de séteumzísse no blog. Bem educativo!

Fique esperto: não existe um prazo para a Receita cruzar os dados que você tem na declaração com os dinheiros do banco e tale coisa. Mesmo assim, retifique o arquivo O QUANTO ANTES para evitar xabú. Neste fim de semana. Na própria sexta-feira. Ou então não fale que eu não avisei.

Sua missão de hoje é: ser mais comprometido com seu dinheirinho

2 comentários:

  1. Ensinando coisa errada, né, Dri? Tudo em nome da economia! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. hahahhhahhahaha!! Ensinando coisa errada mas que no final dá certo! \o/ Tem como não amar...?!

    Uia só... me veio um velho deitado à cabeça: A economia é a base da porcaria!

    Momento Mãedinah... Previsão para quem seguiu sua indicação e vai se dar mal, pq o Leão tá de olho! oO hahahahhhhahahaha

    ResponderExcluir

Manda!