Aqui é o seu lugar

Então você é como um daqueles tantos outros: fica de olho em uma calça linda (e cara) mas não compra por dó dos 140 reais e, minutos depois, gasta esse mesmo valor com coisas bestas que jamais vai usar, tipo um par de brincos com pingente de xamã, um leque chinês e um porta-qualquer-coisa? Pois é: a soma (das parcelas) e a subtração (do salário) são as contas mais complexas que a matemática já nos apresentou.

Aprochegue-se, sente-se e tome um café! Aqui é o seu lugar e é com você mesmo que eu quero falar. A ideia é: gastar bem e sempre, de forma moderada e inteligente. Juntos, a gente consegue.

domingo, 22 de novembro de 2009

Você não está só

[Dia 1] Dinheiro. Pode ser a salvação ou a perdição de alguém. O modo como cada um lida com ele é o que dita a saúde financeira - e por que não psicológica - de uma vida inteira. Besteira? Pois eu digo que não.

Vamos aos fatos: a maioria da população, acredito que em torno de 80% dela (a proporção que não tem um contracheque polpudo), gasta mais do que ganha. Por isso que o limite do banco, o cartão de crédito e até aquele empréstimo bacana que o banco garante estar pré-aprovado acabam segurando os últimos dias do mês, que insiste em ser mais comprido que o salário.

E vamos combinar. Quanto mais além do salário você gasta, menos importância tem esse ato. "Já to lascada mesmo, não são dez reais que vão mudar minha vida!". Mas são. Para um endividado, qualquer um real, acredite, muda o rumo das coisas. Isso tudo por causa de uma coisa mágica inventada pelo capitalismo: os juros.

"Mas eu tenho dez dias sem juros no cheque especial! Isso não pode se tornar um problema". Vai nessa, filho. Dez dias passam voando quando é preciso pagar um credor. E acredite: o banco não faria uma promoção dessas se acreditasse que você, além de oito entre dez pessoas, não se perderia no prazo.

Aproveitando o gancho, esse negócio do tempo tem uma relatividade absurda. Quando é para cair o adiantamento ou o próprio salário, o dia nunca chega. Não adianta marcar o calendário, fazer reza braba ou pedir uma forcinha para a sorte. Agora quando é para pagar conta, a coisa muda de figura. Se o seu salário cai no dia cinco e a prestação do carro vence no dia oito, pode ter certeza absoluta que a segunda data, inexplicavelmente, chegará antes da primeira. Juro.

Pois bem. Depois de alguns devaneios, vamos ao que interessa: estou aqui para lhe ajudar. Porque viver com a corda no pescoço tira a alegria de qualquer um. E este blog é para mostrar que, por mais que você esteja até com o joelho atolado dentro da jaca, é possível sair dessa. Para isso, basta manter o dedos unidos - e longe de cartões e folhas de cheque - e fazer força para se desprender dessa situação. Você vai conseguir. Eu já consegui.

A partir de agora, a vida é nova. Então vamos às regras do jogo.

Sua missão de hoje é: não gastar nem um real

Um comentário:

Manda!