Aqui é o seu lugar

Então você é como um daqueles tantos outros: fica de olho em uma calça linda (e cara) mas não compra por dó dos 140 reais e, minutos depois, gasta esse mesmo valor com coisas bestas que jamais vai usar, tipo um par de brincos com pingente de xamã, um leque chinês e um porta-qualquer-coisa? Pois é: a soma (das parcelas) e a subtração (do salário) são as contas mais complexas que a matemática já nos apresentou.

Aprochegue-se, sente-se e tome um café! Aqui é o seu lugar e é com você mesmo que eu quero falar. A ideia é: gastar bem e sempre, de forma moderada e inteligente. Juntos, a gente consegue.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mentira! Pode ir gastar :)

[Dia 5] Que coisa mais linda! Você tem uma lista bem bonitinha na mão, cheia de números, cifras e rabiscos. Agora é só guardá-la na gaveta, ir ao ahopping e comprar um sapato para se animar e se esquecer desse negócio de planejamento financeiro, não é?

Pode até ser. Se você considera qualidade de vida rezar para o cartão passar e não almoçar nos últimos dias do mês porque você vendeu o visa vale para pagar o ônibus, ok. Cada um é feliz e tem o que merece, não é mesmo? Mas por favor, retire-se porque este espaço cibernético é voltado àqueles que querem mudar de vida e ter uma graninha sobrando no fim do mês. Àqueles que querem comprar por prazer e dormirem tranquilos porque sabem que não precisarão vender as cuecas no farol para comprar uma Coristina D. Vai, chispa!


Se você ficou, é hora de jurar a si mesmo que vai mudar. Ensinar a fazer listinha com receita e despesa qualquer blog mequetrefe consegue, filhão e filhona. O negócio aqui é mais complexo e requer mais psicologia: você precisa querer mudar. E simplesmente aceitar que, por um período de tempo, a vida vai ficar complicadinha.

Você vai abrir mão da cervejinha com os amigos no fim de tarde (não interessa que é verão e tradição pós-expediente), não participar nem do amigo secreto - que já é sinônimo de pobreza coletiva - para salvar os R$ 20 que virariam meia para o seu avô e seguir à risca esse seu planejamento nascido da listinha cheia de números, cifras e rabiscos.

Pendure ela na geladeira, na parede do quarto ou do banaheiro, para os momentos de reflexão. Ela é o seu mantra, sua única verdade e aquela a quem você deve obediência e justificativas.

A coisa vai ficar feia. Por isso que eu "falei", no texto anterior, que este talvez seja o post mais importante de todos. É aquele no qual você decide se vai ou se racha. Se guarda o papel na gaveta e compra o par de sapatos ou se pendura a dita cuja na geladeira e assume para si mesmo: vou ficar na pindaíba por um tempo, mas depois vou emergir que nem uma diva (ou um fênix, para os leitores do sexo masculino mais voltados ao universo mitológico). Vamos nessa que eu to contigo!

Sua missão de hoje é: não se desesperar. É só uma fase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manda!