Aqui é o seu lugar

Então você é como um daqueles tantos outros: fica de olho em uma calça linda (e cara) mas não compra por dó dos 140 reais e, minutos depois, gasta esse mesmo valor com coisas bestas que jamais vai usar, tipo um par de brincos com pingente de xamã, um leque chinês e um porta-qualquer-coisa? Pois é: a soma (das parcelas) e a subtração (do salário) são as contas mais complexas que a matemática já nos apresentou.

Aprochegue-se, sente-se e tome um café! Aqui é o seu lugar e é com você mesmo que eu quero falar. A ideia é: gastar bem e sempre, de forma moderada e inteligente. Juntos, a gente consegue.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Aqueles 30% - o retorno

[Dia 16.2] Olha, se você quer fazer um blogueiro feliz, basta fazer um comentário. Não sei se todo blogueiro bobo é assim, mas eu posso dizer que eu sou! É tão lindo quando o fazem de livre e espontânea vontade, sem você obrigar namorado + amigos a serem voluntários.

Uma mocinha que eu não conheço e que não coagi a participar deste humilde espaço virtual comentou o post imediatamente anterior, sobre os 30%: "Tina Bini - Que medo dessa conta! Estou MUITO longe dessas proporções...#fail!Rs"

Ela se referia, acredito eu, na divisão do orçamento, com base na média do Dieese. Quanto do salário vai para alimentação, quando para moradia e assim por diante.

Mas não é para me vangloriar como Blogueira Que Recebe Comentários que vos escrevo (tá, é um pouco!). A grande questã é analisar a situação. Realmente, quando começamos a colocar a casa em ordem, percebemos que tem uma almofada jogada no banheiro e a escova de dentes no meio da pia da cozinha. E é exatamente porque estamos na bagunça que é necessário arrumar.
 
Então, fazer essa conta para avaliar sua real situação é o primeiro passo do sucesso (#otimistaemdemasia). Tá, é o primeiro passo para você passar um período de privações nada agradavél que, aí sim, desembocará em uma zona, digamos, de um certo conforto orçamentário. Afinal, sucesso têm as pessoas que nos empregam, não é?
 
Então, enfrente essa situação! No meu caso, sem contar juros, correção monetária e outros encargos, o gasto com vestuário representava uns 50% do salário, até mais, quando as parcelas acumulavam. Loucura! Hoje posso dizer que estou na média. Não é que parei de comprar roupas (que mulher consegue?), mas agora faço isso de uma forma sustentável. Afinal, as parcelas somam.
 
Fique esperto: o diagnóstico serve para que o médico possa receitar o remédio certo. Então, nada de xurumelas e manda ver no planejamento! Mas, se você estiver fora do padrão super feliz e saltitante, sem nada fora do controle, não tem motivo para querer entrar na média
 
Sua missão de hoje é: fazer a conta e verificar se é necessário fazer parte da multidão

2 comentários:

  1. E é tão bom qdo conseguimos manter as contas em dia né?? Vale até a pena abrir mão de mais uma sandália, ou uma blusinha linda, hehehehe

    Parabéns pelo blog!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah meu nome em um post seu....que honra!Rs Pra ser sincera sempre passo por aqui, mas não deixo recadinho...embora, como blogueira, concordo com vc...é uma delícia receber comentários do nada!

    Agora vou para minha planilha do excel rever os gastos e descobrir como fazer sobrar o tão falado e necessário 30%!hahaha

    abs

    ResponderExcluir

Manda!