Aqui é o seu lugar

Então você é como um daqueles tantos outros: fica de olho em uma calça linda (e cara) mas não compra por dó dos 140 reais e, minutos depois, gasta esse mesmo valor com coisas bestas que jamais vai usar, tipo um par de brincos com pingente de xamã, um leque chinês e um porta-qualquer-coisa? Pois é: a soma (das parcelas) e a subtração (do salário) são as contas mais complexas que a matemática já nos apresentou.

Aprochegue-se, sente-se e tome um café! Aqui é o seu lugar e é com você mesmo que eu quero falar. A ideia é: gastar bem e sempre, de forma moderada e inteligente. Juntos, a gente consegue.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Questã de proporção

[Dia 14] Ai, que dificuldade! O assunto desta bela noite de alagamentos (#sampaéanovaveneza) é a questã de proporção. Sabe o textinho que resume o assunto deste estimado espaço virtual?

"Então você é como um daqueles tantos outros: fica de olho em uma calça linda (e cara) mas não compra por dó dos R$ 140 e, minutos depois, gasta esse mesmo valor com coisas bestas que jamais vai usar, tipo um par de brincos com pingente de xamã, um leque chinês e um porta-qualquer-coisa? Pois é: a soma (das parcelas) e a subtração (do salário) são as contas mais complexas que a matemática já nos apresentou."

É hora de quebrar esse círculo vicioso de semi-alfabetização em matemática, minha gente.


O grande problema de pessoas como eu e como você é o prazer que dá abrir a carteira e gastar. Gastar. Gastar. O problema é que gente como a gente não sabe fazer a coisa direito. Extamente como no textinho introdutório aí de cima, compra um monte de coisa inútil para satisfazer aquela necessidade reprimida de comprar uma coisa que realmente gosta.

Certa vez estava lá eu a fim de comprar um sapato. Fui à lojinha e me deparei com o alto custo de R$ 100. Veja bem, voltamos aos idos de 2003: eu era uma jovem bem da jovem, cuja única renda era, bem, nada. Naquela ocasião tinha sei lá, uns R$ 150 para comprar alguma coisa, mas achei que seria demais dar esse dinheiro em um ÚNICO par de sapatos. Que gênia!

A história teria um lindo final feliz e econômico se não fosse o seu arremate final. Sai da loja meio da frustrada e parei em frente a uma segunda lojinha, esta com uns artesanatos. Entrei e me deparei com um lindo incensário de R$ 10. Comprei, pois. Minha aquisição, na sequência, foi uma blusinha maomeno, de uns R$ 30. Depois, comprei uma bolsa ridícula veja bem, RIDÍCULA, por R$ 40.



Vamos somar?

R$ 80

Quase caí pra trás quando vi a merda que tinha feito. O incensário quebrou, a blusinha até que usei umas cinco vezes e a bolsa, jamé! Era zuada demais. E o sapato ficou lá, pra sempre na lojinha, abandonado e se sentindo preterido.

Mas o que você tem a ver com isso, não é mesmo? Poisintão: tudo e nada. Queria na verdade introduzir o assunto.

Quando você quer gastar um dinheiro com qualquer que seja a coisa, pode, e deve, fazer duas análises. A primeira delas é: quanto tempo eu levo para ganhar esse valor? Pense nas horas que você tem que aguentar o chefe chato ou precisa ficar apertando um botão para abrir a porta do escritório de granfino. Vale mesmo a pena desperdiçar todo seu esforço daquele tempo insalubre e incrivelmente tedioso para comprar um leque chinês? Ou aquela echarpe vale toda a hora extra que você fez na sexta-feira?

Agora, se isso não lhe convencer, pense como um consumista moderado: quanto esse valor representa em relação àquele objeto que você quer tanto? Como disse no outro post, meu sonho de consumo, no momento, é um carro. Mas você pode utilizar qualquer coisa como exemplo. Por que diabos eu vou gastar R$ 400 em uma bolsa e um sapato se isso corresponde a uma parte de um bem que eu quero tanto e não tenho dinheiro para comprar? Melhor guardar, não?

Fique esperto: uma boa desculpa que damos a nós meses na hora de gastar é Euprecisodemaisdissovoumorrersemele. Não precisamos de nada que não seja comida, abrigo, remédio e uma peça de roupa para tapar as vergonhas. Claro, tirando as necessidades básicas, como convênio médico e escola dos filhos, por exemplo. Remédio para emagrecer não entra na lista. Contraceptivo sim, por favor!!!

Sua missão de hoje é: definir qual o seu objeto de desejo e estabelecer uma meta para comprá-lo. À vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manda!