Aqui é o seu lugar

Então você é como um daqueles tantos outros: fica de olho em uma calça linda (e cara) mas não compra por dó dos 140 reais e, minutos depois, gasta esse mesmo valor com coisas bestas que jamais vai usar, tipo um par de brincos com pingente de xamã, um leque chinês e um porta-qualquer-coisa? Pois é: a soma (das parcelas) e a subtração (do salário) são as contas mais complexas que a matemática já nos apresentou.

Aprochegue-se, sente-se e tome um café! Aqui é o seu lugar e é com você mesmo que eu quero falar. A ideia é: gastar bem e sempre, de forma moderada e inteligente. Juntos, a gente consegue.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Nem vem que não tem

[CuidadoComOGorpe] E não é que um dia estou eu, feliz e contente dentro de um ônibus (como boa blogueira de finanças, obviamente, estou juntando dindin para comprar meu carro à vista, sem cair na lenga-lenga do crédito eterno), quando me liga a gerente da minha conta-corrente. Pega o diálogo:

Gerente Com Voz Feliz: Olá, Adriele. Quem fala é X, gerente de sua conta no banco Y. Estou ligando porque vi que você tem quase R$ 6 mil de crédito pré-aprovado para seu cheque especial e você não usa. Não teria o interesse de aceitar o benefício?


Veja bem: cheque especial, nunca, em hipótese alguma, é um benefício. Nada que faça uso do prefixo "bem", ou suas flexões, custa 6% ao mês.


Cliente Com Voz De Má-Vontade: Não, obrigada!

Gerente Com Voz Forçadamente Feliz: Mas você conhece os benefícios desse produto?

De novo o benefício. Eita lasqueira!

Cliente Com Voz De Má-Vontade: Eu não uso o cheque especial. Sei como funciona a bola de neve!

Gerente Com Voz De Estou Preocupada Com Você: Mas sabe o que é, Adriele? É que esse limite pré-aprovado aparece a todo momento no visor do caixa eletrônico quando você for sacar dinheiro. Se um dia - espero que isso não aconteça - você sofrer um sequestro relâmpago, o assaltantate fará você cadastrar o benefício na hora para sacar o dinheiro. Se você cadastrar ao menos R$ 200, esse aviso some da tela e você corre menos riscos.

Cliente Com Voz de Saquei O Seu Jogo: Veja bem, eu sei como essas coisas funcionam. Vocês aumentam o limite gradativamente e eu não tenho interesse, realmente.

Gerente Com Voz De Confie Em Mim: O valor fica travado, eu garanto!

Cliente Com Voz de Cansei De Brincar: Já que é esse o problema, porque o Banco Y simplesmente não tira o aviso do caixa eletrônico? Fica muito mais fácil de proteger o cliente, não?

Gerente Com Voz de Pega Na Mentira: É algo que nossos técnicos já estão fazendo, mas que demanda tempo. O Banco Y preza muito pela segurança de seus clientes e fará isso com certeza!

Clique.

E eu sou otária, né?

Fique esperto: se alguma empresa, banco, loja ou aquele cunhado roleiro chegar para você oferecendo um serviço super genial, DESCONFIE. Ninguém vai lhe ligar para dizer como se dar bem na vida, a ideia, sempre, é que o lado que oferece obtenha lucro. Não seja zé mané!

Sua missão de hoje é: se cadastrar na lista do Procon que proíbe o contato de telemarketing  

2 comentários:

  1. depois da american express me ligar duas vezes por dia durante uma semana inteira, me cadastrei no procon. depois disso, encontrei a felicidade.

    ResponderExcluir

Manda!