Aqui é o seu lugar

Então você é como um daqueles tantos outros: fica de olho em uma calça linda (e cara) mas não compra por dó dos 140 reais e, minutos depois, gasta esse mesmo valor com coisas bestas que jamais vai usar, tipo um par de brincos com pingente de xamã, um leque chinês e um porta-qualquer-coisa? Pois é: a soma (das parcelas) e a subtração (do salário) são as contas mais complexas que a matemática já nos apresentou.

Aprochegue-se, sente-se e tome um café! Aqui é o seu lugar e é com você mesmo que eu quero falar. A ideia é: gastar bem e sempre, de forma moderada e inteligente. Juntos, a gente consegue.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Sujou!

[Dia 13] Um dos efeitos colaterais da gastança desenfreada e inconsequente é o malfadado nome sujo na praça. Sempre me perguntei, quando criança, onde diabos era essa praça e porque as pessoas se importavam tanto com ela. "Se o problema é lá, simplesmente não dê mais as caras onde o negócio está ruim. Ou então lave o nome!".


(coloque seu nome aqui)

Tenho de admitir que o meu nome já foi para as imediações deste lugar. E foi de um jeito bem idiota: emprestando um cartão meu para uma pessoa. Sabe cartões de loja? No suge da adolescência são os únicos lugares que lhe dão crédito pelo simples fato de você respirar. Pois bem. Emprestei o ditocujo e, a fatura a pagar - impressa no momento da compra - ficou com nas mãos da pessoa.

O tempo passou, estava tudo lindo, quando um dia a mocinha do telemarketing me liga, toda educada, perguntando quando ia pagar a parcela. Assustei, obviamente, e contatei o meu credor sublocado ilegalmente. Após juras de que a conta seria colocada em dia e que havia enfrentado um problema, fiquei mais tranquila.

Acredito que um mês depois, chegou a cartinha na minha casa. Aquela cartinha que os carteiros, porteiros, vizinhos, todos, reconhecem quando veem. Vexame!

O fato é que não tem muito o que fazer, isso acontece por sua responsabilidade ou compartilhada com terceiros (no fundo é sempre sua responsa e acabou). É importante dizer uma coisa: antes de seu nome ser inserido nas listas de maus pagadores do SCP e da Serasa, você deve ser avisado pelo credor. Não existe sujeira-surpresa. É seu direito ter conhecimento disso. Se você não foi, tem todo o direito de contatar um órgão de defesa do consumidor.

Uma vez que esteja nessa situação, é momento de negociar para conseguir resolver a situação e reaver a higiene de seu nome. Afinal, todos sabemos as consequências maléficas disso, não é? Parece que todas as administradoras de cartão de crédito, varejistas e, até mesmo, seu emprego, frequentam aquela bendita praça que tem uma plaquinha com o seu nome, escrito em etras garrafais, todo elameado.

O ruim é que, normalmente, financeiras compram essa dívida podre de seu credor (a loja na que lhe deu o cartão de crédito, por exemplo) por um preço mais baixo e cobram juros absurdos de você. É momento de mais barganha e, até mesmo, procurar o Procon, caso as taxas sejam abusivas.

Fique esperto: não é porque uma dívida vence em cinco anos e seu nome é automaticamente lavado que é bonito dever. Se você fez uma dívida, honre-a - mesmo que seja necessário muito tempo para conseguir arcar com ela. Esse é o primeiro passo do consumo consciente: ter noção das consequências de seu descontrole. O lado bom é que, enquanto seu nome está sujo, ninguém lhe dá crédito e você não contrai mais dividas.

Sua missão de hoje é: enfrentar esse problema. Todos sabem qual o assunto daquela cartinha porque já a receberam um dia

3 comentários:

  1. Nossa, amei seu blog! Estou com um problemão pra conseguir limpar meu querido nome. Mesmo tendo feito um acordo de desistência de um curso pré-vestibular, tive um título protestado em meu nome. Bom, já estou no último ano da faculdade e até agora não consegui resolver essa situação. Minha história pode servir como alerta: dívidas não são brincadeira, não.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado!
    Você chegou a ir ao Procon? O Juizado de Especial Cível (antigo Pequenas Causas) pode ajudar. Se você estiver com a documentação do acordo, pode até ganhar uma indenizaçãozinha pelos prejuízos causados a você nestes anos, por conta do nome ter sido sujo indevidamente. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Já estou buscando informações sobre como entrar com o pequenas causas. Quem sabe, né?! Não vou desistir. Muitíssimo obrigada pelas dicas. E parabéns! O blog é muito bom. Bjs

    ResponderExcluir

Manda!