Aqui é o seu lugar

Então você é como um daqueles tantos outros: fica de olho em uma calça linda (e cara) mas não compra por dó dos 140 reais e, minutos depois, gasta esse mesmo valor com coisas bestas que jamais vai usar, tipo um par de brincos com pingente de xamã, um leque chinês e um porta-qualquer-coisa? Pois é: a soma (das parcelas) e a subtração (do salário) são as contas mais complexas que a matemática já nos apresentou.

Aprochegue-se, sente-se e tome um café! Aqui é o seu lugar e é com você mesmo que eu quero falar. A ideia é: gastar bem e sempre, de forma moderada e inteligente. Juntos, a gente consegue.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Come dinheiro

[ParaSairDaRotina] Então, você sabe quanto dinheiro gasta com o cheque especial? Se sua resposta é negativa, não se desespere. Com toda certeza, há muitas pessoas na mesma situação que você.


Veja lá: de acordo com pesquisa do Procon de São Paulo (de novo ele?), no começo deste mês, a taxa mensal cobrada pelos dez principais bancos de varejo iam de 6,72% (Caixa Econômica Federal) a 12,3% (Safra). Pouquinho, né?

Vamos por partes para que seja possível entender o preço. Você sabe quanto rende o rico dinheirinho aplicado na malfadada porpança? Com sorte, 0,6% ao mês. O rendimento mínimo é de 0,5% ao mês, mais a taxa referencial (que é balizada pela Selic, por sua, vez, a taxa básica de juro da economia). A taxa referencial, ou TR, deve ficar em menos de 2% ao ano em 2009. Em uma conta simples e burra, dá menos de 0,2% ao mês. Entendeu?

Pois bem. Quanto o banco lhe cobra entre 6% e 12% ao mês pelo saldo automático de sua conta, ela lhe paga de volta cerca de 0,6%. Triste, triste.

Por isso, se você tem dinheiro aplicado na porpa e deve no cheque especial, salde o valor devido. Financeiramente é a melhor estratégia.

Então vamos lá, em uma continha simples para você saber quanto custa em juros, no fim do mês, aquele dinheiro emprestados do banco. A conta é minha mesmo. As taxas de juro, como expliquei, são do Procon. Vamos considerar que você ficou devendo R$ 850 em um mês, sem dever mais nada ao longo dos próximos cinco meses. Veja o saldo acumulado no período.


Dá uma olhadin:



Sua missão de hoje é: fazer o possível para quitar essa joça

(crédito Mr Packman: Daniel Stilpen)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manda!