Aqui é o seu lugar

Então você é como um daqueles tantos outros: fica de olho em uma calça linda (e cara) mas não compra por dó dos 140 reais e, minutos depois, gasta esse mesmo valor com coisas bestas que jamais vai usar, tipo um par de brincos com pingente de xamã, um leque chinês e um porta-qualquer-coisa? Pois é: a soma (das parcelas) e a subtração (do salário) são as contas mais complexas que a matemática já nos apresentou.

Aprochegue-se, sente-se e tome um café! Aqui é o seu lugar e é com você mesmo que eu quero falar. A ideia é: gastar bem e sempre, de forma moderada e inteligente. Juntos, a gente consegue.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Jingle bells

[Dia 6] Pois é. Você leu este lindo e colorido blog e decidiu mudar sua vida em uma época, digamos, um pouco complicada no que diz respeito a bolso.

Ah, o Natal! Filmes temáticos na TV, nos quais todos vestem roupas pesadas e brincam na neve enquanto você quase derrete indo trabalhar de ônibus (desprovido de ar-condicionado, diga-se de passagem) sob um sol de 40 graus. Árvores enfeitadas com neve artificial, o enigmático chester - uma ave que nunca ninguém viu piando e que surge apenas em momentos pontuais - cheio de anabolizantes que daqui a alguns anos lhe renderão um câncer. As crianças dando escândalo no shopping porque querem um laptop da turma da mônica. Você enfrentando horas e horas de fila na 25 de março para conseguir economizar R$ 0,50 em uma bola para enfeitar a árvore de natal que será inavriavelmente quebrada pelo seu cachorro tresloucado tão logo for pendurada na árvore. Tudo mágico e lindo: pais mal-humorados com o dinheiro e tempo gastos, crianças mal-educadas que não merecem um presente do papai e noel e aquele cunhado inconveniente, que fica bêbado na véspera e chama a avozinha de 85 anos para dançar o créu. Tudo lindo e de bom gosto.

Mas fazer o quê? Em momentos como este que nossos anseios mais consumistas vêm à tona e queremos gastar como se não houvesse amanhã. Esquecemos do IPVA, IPTU, material escolar e matrícula e vamos à forra! U-hu!

Pera lá. Como você vai sair da pinda sem dizer adeus ao seu recém-nascido décimo terceiro? Segure a peruca e a barba de papai noel. Comprar é bom. Mas comprar e ter dinheiro para pagar é realmente fantástico.

São diversas as coisas que você pode fazer com o abono de fim de ano. Pagar a dívida do cheque especial, saldar o cartão de loja, quitar a dívida da feira com a sua tia ou, simplesmente, guardar a grana para as contas de começo de ano. Mas se você insiste em não usar bem essa gratificação e quiser se render àquela necessidade louca de ficar pobre, faça com moderação.

Pesquise preços em lojas físicas e virtuais. Sabemos que shoppings, ainda mais nesta época do ano, são proibidos, não é mesmo? Dê preferência a lojas de rua (sem ser a Oscar Freire, obviamente), pegue um sábado a tarde e bata perna. Ande sem dó, não se empolgue logo na primeira loja.

Tenha uma lista em mãos do que é necessário comprar. Leve dinheiro contado e não ouse sacar seus cartões de crédito ou de débito. Deixe-os em casa. Estipule um valor máximo que você pode gastar e não fuja de seu planejamento. Se fugir, irá se arrepender depois. Vai por mim.

A internet também é uma alternativa sensacional. Existem sites no Orkut de cupons de desconto. Várias pessoas abençoadas pelo bom anjo financeiro colocam esses cupons, que podem ser usados por todos (se fosse negativo, as lojas virtuais já teriam dado um jeito de evitar isso). Basta se credenciar às comunidades, gratuitamente também. Dá uma olhadinha lá!

O twitter também tem sido usado para promoções-relâmpago. Siga algumas lojas e veja as ofertas e boas oportunidades dadas. Mas lembre-se: bom negócio é pagar pouco por aquilo que você vai comprar - e não pagar R$ 30 mais barato que a tabela por algo que você não precisa. Cuidado com a compulsão!

Sua missão de hoje é: procurar opções baratas

2 comentários:

  1. Já cumpri a missão de hoje ao pesquisar bastante na internet antes de efetuar a compra de um microondas. E ainda não paguei o frete!

    Vamos combinar que na era pré-internet esse tipo de pesquisa dava muito mais trabalho..

    ResponderExcluir
  2. Abigaaa!!!
    Parabéns pelo "brog", mais uma vez!!!!
    Vou tentar seguir suas dicas de finanças....rsrsrsrsr!!!!
    Beijãoo

    ResponderExcluir

Manda!