Aqui é o seu lugar

Então você é como um daqueles tantos outros: fica de olho em uma calça linda (e cara) mas não compra por dó dos 140 reais e, minutos depois, gasta esse mesmo valor com coisas bestas que jamais vai usar, tipo um par de brincos com pingente de xamã, um leque chinês e um porta-qualquer-coisa? Pois é: a soma (das parcelas) e a subtração (do salário) são as contas mais complexas que a matemática já nos apresentou.

Aprochegue-se, sente-se e tome um café! Aqui é o seu lugar e é com você mesmo que eu quero falar. A ideia é: gastar bem e sempre, de forma moderada e inteligente. Juntos, a gente consegue.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Porque é necessário se locomover

[EmprestadoNãoÉRoubado] Pessoa querida do meu coração,

Minha estimada amiga e companheira de aventuras, além de incursora contemporânea nessa coisa loca que chamamos de blogsfera, enfim, Giovanna Rodrigues (http://diariodosdesempregados.blogspot.com/), publicou um post muito legal/utilidade pública para ajudar pessoas na pindaíba. Neste caso em específico, pindaíba resultante de falta de emprego. Daquelas que não sobra nem para o ônibus, saca?


Pois bem. Eu, bem da espertinha, decidi aproveitar esse material da moçoila. Mas já aviso os leitores do Pondo Ordem na Casa que não vale fraudar a SP Trans, ok? Falido sim. Larápio, jamais.

Aqui vai



"Pro transporte não pesar no bolso

Genteeeeem, abuso o ônibus em São Paulo ir pra R$ 2,70 a partir de janeiro, hein? Como é que fica o bolso do desempregado que precisa ir a entrevistas, dinâmicas de grupo e afins? Não dá...

Eu, como atraio entrevistas e processos seletivos looongos, com várias etapas (claro que eu não seria contratada de cara, né? pra que simplificar se nós podemos complicar?), gastava um bocado indo de um lugar para o outro, mesmo com integrações etc.

Mas não é que eu descobri que desempregado tem direito a andar de metrô e de trem de graça? :O

É sim povo, pelo menos em São Paulo temos esse benefício, ixpia só:


(Do site do Metrô)


De acordo com o Decreto Estadual nº 32.144 de 14/08/90 e com a Resolução da Secretaria dos Transportes Metropolitanos nº 25 de 28/03/2003, tem direito o trabalhador demitido sem justa causa, há no mínimo um mês e no máximo seis meses, desde que tenha trabalhado pelo menos seis meses contínuos no último emprego. O desempregado deverá se cadastrar na estação Marechal Deodoro (loja 1) de 2ª a 6ª feira, das 8h30min às 16h00min, exceto feriados e pontes de feriados, apresentando os seguintes documentos:

Cédula de Identidade (original);
Carteira Profissional (original) e,
Termo de Rescisão Contratual (original).

Ao ser cadastrado, o usuário receberá um único bilhete, válido por 90 dias, não renovável. O usuário deste bilhete deverá portar sempre sua carteira profissional. O benefício está restrito à condição de desempregado, ou seja, a partir de um novo registro em carteira. Desde 11/09/2006, no caso de obtenção de novo emprego, o bilhete com validade passou a ser devolvido também nas estações do Metrô, mediante protocolo.


Caso o usuário, já esteja cadastrado no sistema, deverá apresentar a mesma Carteira Profissional com a qual obteve o benefício anterior.

Mais informações pelo telefone: 3179-2000 ramal 36433 ou pelos telefones 3291-3934 e 3291-3935.

ATENÇÃO: Não haverá reposição ou renovação do bilhete em caso de perda, extravio, roubo, apreensão por falta de porte de carteira profissional, danificação por mau uso ou uso indevido.

Os usuários dos bilhetes especiais devem utilizar somente os bloqueios com a sinalização amarela e portar sempre o documento, exigido legalmente para identificação, pois estão sujeitos à fiscalização pelos empregados das estações.

O Bilhete Especial é de uso pessoal, não o empreste para ninguém. O uso indevido poderá acarretar a apreensão e/ou suspensão do benefício.

(Do site da CPTM)


Credencial para Trabalhadores Desempregados


A Credencial para o Trabalhador Desempregado, tem validade por 90 dias e, é fornecida apenas em caso de demissão sem justa causa, para quem está desempregado por um período mínimo de 1 mês e máximo de 6 meses, e que tenha trabalhado pelo menos 6 meses no último emprego, com registro em carteira.

O credenciamento deve ser feito na Estação Barra Funda, de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 08 às 15hs ou até 400 senhas/dia.

Outras informações pelo telefone 0800 055 0121 - ligação gratuita - de segunda à sexta das 05h às 22h e aos sábados das 06h às 18h (exceto feriados).

Documentação Necessária:

Cédula de Identidade (RG) original;
CPF original;
Carteira de Trabalho com a baixa do último emprego;
Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, que comprove a demissão sem justa causa e entrada no FGTS, com carimbo da CEF."


Um comentário:

Manda!