Aqui é o seu lugar

Então você é como um daqueles tantos outros: fica de olho em uma calça linda (e cara) mas não compra por dó dos 140 reais e, minutos depois, gasta esse mesmo valor com coisas bestas que jamais vai usar, tipo um par de brincos com pingente de xamã, um leque chinês e um porta-qualquer-coisa? Pois é: a soma (das parcelas) e a subtração (do salário) são as contas mais complexas que a matemática já nos apresentou.

Aprochegue-se, sente-se e tome um café! Aqui é o seu lugar e é com você mesmo que eu quero falar. A ideia é: gastar bem e sempre, de forma moderada e inteligente. Juntos, a gente consegue.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Copão? Só se for com cerveja!

[ParaSairDaRotina] Parem as máquinas!!!! O Comitê de Política Monetária (Copom, e não Copão) manteve a Selic, que é a taxa básica de juro da economia, em 8,75% ao ano.



....


....


Poxa vida


....


....


E eu com isso?

Pois é, pessoa. Você acha que isso não tem nada a ver com sua vida, que é chato demais para ser levado em consideração e que, no fundo no fundo, tantofaz. Acreditar nisso é mais fácil, não é mesmo? Claro que sim! Mas muito mais fácil para você ser engabelado. Se você paga juros, tem obrigação de saber que porcaria é essa Selic. Não acredita? Entao faça uma forcinha para entender que eu vou fazer uma ainda maior para explicar.

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia (grande coisa).
Ela já tem 30 anos (grande coisa²)
Ela impacta diretamente o custo do dinheiro que você empresta do banco (finalmente começamos a falar de algo que eu entendo!)

Vou tentar resumir a parte teórica. Você manja de oferta e procura? Por exemplo: a Ellus lança um modelo especial de calça, que tira o culote e faz qualquer mulher feliz. Só que, aqui no Brasil, a desgramada vai oferecer só 1 000 unidades. E tem 10 000 mulheres providas de culote desesperadas para comprar uma. O que acontece? A-ha: o preço sobe! A lei da oferta e procura afeta diretamente o preço. Da mesma forma que um chevette 77 a álcool tende a custar cada vez menos.

Vamos aplicar isso à Selic. A economia está que é uma beleza. Milhares de pessoas ganhando mais e comprando mais. O dinheiro rola que nem louco no mercado. Mais pessoas procuram produtos, compram carro, o crédito está barato e farto. O que acontece? Os preços sobem de forma generalizada. E o que é preciso fazer para contar a inflação (que nada mais é do que o aumento de preços?):  frear essa galera compradora. Para isso, o Copom, ligado ao Banco Central, vai lá e eleva o juro básico. Consequentemente, os outros juros sobem, tornando a parcela do seu carro mais cara e levando você a segurar seus impulsos consumistas. Os preços se acalmam e a inflação é controlada.

Mas por que a Selic, que eu nem sei para que serve, impacta na parcela do meu carro?

Entre outras coisas, Selic norteia o custo de captação entre os bancos, o famoso CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Para simplificar a coisa a uma forma bem tosca só para me fazer entender, suponhamos que o Itaú precise de uma grana para poder emprestar dinheiro para um correntista. Ele vai para o Bradescão e pede: "me arruma R$ 1 milhãozinho? Pago 100% do CDI (ou seja, 8,75% ao ano)".

O Bradesco topa topa, por que não?

Pronto. Operação interbancária concluída. Agora, se o Copom eleva os juros para, digamos, 10%, consequentemente o custo relativo a 100% do CDI sobe. E isso é repassado ao pobre correntista do Itaú. Já se a Selic cai,  o custo do empréstimo também recua. Sacou? Nem é tão difícil assim, vai.

Fique esperto: o fato de a Selic estar em 8,75% ao ano não significa que você paga isso para o banco. Ele cobra o chamado spread, que é a diferença entre o custo que ele tem para levantar o dinheiro e o que ele cobra de você. Para você ter uma ideia, o cheque especial chega perto de 200% ao ano. Isso sim que é bom investimento, não?

Sua missão de hoje é: descobrir qual o spread que seu banco aplica

(crédito foto: gentes, juro. pesquisei "cerveja" no google images e achei essa aqui num blog de dentista, ensinando a fazer pasta de dente saber cerveja. Veja aqui. ADORO a internet, apesar de não ter achado a autoria da imagem)

Um comentário:

  1. Parabéns, eu entendi! Bela análise, simples e esclarecedora.
    Mas ainda não consigo prever o dia em que eu descobrirei o spread do meu banco...

    ResponderExcluir

Manda!