Aqui é o seu lugar

Então você é como um daqueles tantos outros: fica de olho em uma calça linda (e cara) mas não compra por dó dos 140 reais e, minutos depois, gasta esse mesmo valor com coisas bestas que jamais vai usar, tipo um par de brincos com pingente de xamã, um leque chinês e um porta-qualquer-coisa? Pois é: a soma (das parcelas) e a subtração (do salário) são as contas mais complexas que a matemática já nos apresentou.

Aprochegue-se, sente-se e tome um café! Aqui é o seu lugar e é com você mesmo que eu quero falar. A ideia é: gastar bem e sempre, de forma moderada e inteligente. Juntos, a gente consegue.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Negociando o impagável

[Dia 7] Viver dá gasto, não é, minha gente? Da mesma forma que viver dá câncer, rugas e falência múltipla de órgãos. Por mais regrados, econômicos, endividados ou malucos que sejamos, uma hora vamos morrer e deixar nossa conta bancária - seja ela negativa ou positiva - para trás. Então, para que economizar?

Realmente é uma coisa a se pensar. Então vamos mandar tudo às favas! Chega de tomar banho, escovar os dentes, estudar, tirar ramela do olho e comer! Tudo é passageiro. Vamos viver como os estoicos e apenas admirar o esplendor da vida, vivendo de restos e sem qualquer pretensão, seja ela financeira ou social.

Já que a vida não é assim e é muito fácil colocar a culpa do seu descontrole financeiro na efemeridade dela, o negócio mesmo é tentar, se não conseguir ficar rico, apenas viver bem e descansar de noite, sem se preocupar com as contas que vão vencer a descoberto.

Pegue sua listinha cheia de números, cifras e rabiscos. Cortou tudo o que era gordura? Até sobrou uma graninha, olha que beleza. Acabou? Claro que não.

Seria lindo se suas dívidas simplesmente desaparecessem, não é mesmo? Aquele empréstimo no banco, o saldo a pagar do cartão de crédito que já entra em seu terceiro aniversário, o cheque especial... tudo isso é dinheiro. E dinheiro muuuuito caro. Em um outro post falaremos sobre taxas de juros e como elas comem o que temos e não temos.

Você precisa calcular tudo o que deve e tentar chegar a um acordo com seus credores. Procure-os. Eles ficarão tão felizes com sua pró-atividade que até te darão um descontinho. Não acredita? Então tente. Mais vale para um banco receber um valor menor do que o projetado do que ficar com um crédito podre em seu balanço, sabendo que ele nunca será pago.

Veja quanto fica o pagamento de tais contas à vista. Levante dinheiro com algum parente - desde que a conta seja completamente "pagável" e ele seja parceirão, sem estragar a relação dos dois. Digo isso porque emprestar da família sai muito mais barato do que do banco. Só que você tem que pagar: é impossivel evitar as festas de família para sempre. No caso de não conseguir uma fonte menos mercantilista de dinheiro, vá ate o banco e procure uma alternativa mais barata. Pode parecer loucura, mas mais vale pagar o juro de um crédito pessoal - especialmente se ele tiver desconto em folha, por ser mais barato - do que arcar com o cheque especial ou o rotativo do cartão de crédito. Unifique suas dívidas com um único credor, negocie prazo, parcela e juro. Importantíssimo: é extremamente necessário que a parcela do empréstimo caiba em seu salário, para não haver novo descontrole.

Agora, se você não conseguir unificar todas as dividas, crie uma lista de prioridades e salde, aos poucos, aquelas mais importantes. Dê preferência àquelas com juros maiores, porque, nesses casos, a bola de neve aumenta com o tempo. Força que no próximo post vai piorar!

Sua missão de hoje é: pesquisar crédito e escolher aquele com melhores condições de pagamento, parcela e juro

Um comentário:

  1. Caracas!!!
    muito bom seu blog!
    alem do texto bem feito e voltado para nois da periferia (mano! rs) explicando passo a passo sobre as taxas e dizendo o que elas significam.... achei um maximo. Mas e um tipo de coisa que deveriamos ler ja aos 10 anos de idade para que futuramente nao cometermos erros ou saber mais do que fazemos. Quando comecei a ler pensei muito nas dividas que tenho...quer dizer membros da familia tem e eu tenho que ajudar...puts a merda e essa....enfim para quem tiver sua propria dependencia e tudo ser revertido para si proprio rs vai ser dar bem...tem solução para quem tem o bonde andando? ja com todas merdas feitas? tem? tem?
    matar nunca! roubar jamais! prostituição! (talvez rs)....
    meu!!!! conteudo muito bom vou ser leitor fiel do seu blog! PARABENS!!!!!
    tanto q iria passar uma menagem de texto agora 00:00 para te dar os congratulations....mas quem disse...acabaram meus creditos fiquei fudido!!! se tivesse lido seu blog anos atras teria bilhoes de creditos um carro zero na garagem e uma casa própria.

    UM BEJO

    ps: se nao ver mais on! a noite e porque estarei na Augusta!

    ResponderExcluir

Manda!