Aqui é o seu lugar

Então você é como um daqueles tantos outros: fica de olho em uma calça linda (e cara) mas não compra por dó dos 140 reais e, minutos depois, gasta esse mesmo valor com coisas bestas que jamais vai usar, tipo um par de brincos com pingente de xamã, um leque chinês e um porta-qualquer-coisa? Pois é: a soma (das parcelas) e a subtração (do salário) são as contas mais complexas que a matemática já nos apresentou.

Aprochegue-se, sente-se e tome um café! Aqui é o seu lugar e é com você mesmo que eu quero falar. A ideia é: gastar bem e sempre, de forma moderada e inteligente. Juntos, a gente consegue.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Consigo e nado

[RespondoMesmo] Recebi a seguinte solicitação de uma leitora: o que é preciso saber sobre crédito consignado?
Ok, vamos lá.

Antes de enveredarmos por este caminho, é necessário saber que o custo do crédito está intimamente ligado ao índice de inadimplência (o jeitinho bonito de falar calote) de determinada instituição financeira. Da mesma forma que uma seguradora X cobrará 80% a mais por fazer a apólice do carro de um jovem de 18 anos com hábitos etílicos e que deixe a caranga na rua, cobrará mais de seus clientes se seu índice de não-pagamento for maior. Sacou?


É a questão do risco x oportunidade: quanto maior a probabiliade de haver calote, maior será o custo. Assim, quando o banco tiver uma baixa - ou seja, não conseguir recuperar o dinheiro emprestado - o cliente bonzinho, que paga sua conta todo mês, verá o juro aumentar. Ons bons pagam pelos zuados. Triste, né? Mas alguém tem que pagar...

Pois bem.

O crédito consignado é uma maravilha que inventaram para pessoas super dispostas a tomar um empréstimo com o banco e pagar menos juro pelo valor. A grande sacada do negócio é que a parcela do referido crédito é descontada diretamente do salário, ou seja, o querido endividado nem chega a ver a cor do dindin. E pelo fato de o pagamento ao banco ser automático, sem qualquer risco do tomador decidir/não poder pagar o valor, o risco é menor. Por que o banco vai embutir o custo maior em um risco menor? Digo menor porque o credor pode morrer no meio do caminho ou ser demitido.

Muitas empresas têm programas específicos. Algumas fazem parcerias com bancos, normalmente o banco responsável pelo pagamento do salário, e o custo do juro pode cair à metade. Já vi casos em que 5% mensais caem para 2%, 2,5% - também mensais - dependendo do valor a ser tomado e do prazo definido. Informe-se na sua!

Já o INSS tem um programa especial para os aposentados, com teto de juro pré-estabelecido

Fique esperto: Não é porque o juro é menor que é bem legal tomar crédito consignado.  Todo e qualquer empréstimo e/ou financiamento só deve ser contratado em caso de extrema necessidade, para pagar uma dívida de custo maior. Veja: 2% ao mês é menor que 5%, mas ainda é caro. Sempre que você quiser fazer um comparativo, lembre-se que a poupança rende parco 0,6% ao mês.

Sua missão de hoje é: tomar crédito de forma consciente.

3 comentários:

  1. Essa parece uma boa opção para colocar ordem na casa. Afinal, é uma forma de tornar as outras dívidas menores, não? A leitora "gardece" o post...

    ResponderExcluir
  2. Pronto, comentando! E eu tbm tenho uma indicação de post, mas não sei se tem muito a ver com por ordem na casa. Queria uma aula de alternativas a poupança com baixo risco, mas que rendesse mais. Quando vc chegar na fase que está sobrando dindin para o endividado, vc poderia fazer um post desse né, minha jornalista economica preferida?
    Bjoooooo!

    ResponderExcluir
  3. Amora Camila, boa sugestã!
    Com certeza estará nos meus próximos posts. Um passo de cada vez.

    Para você e para a Anônima, um obrigada e volte sempre. A casa está bagunçada, mas é toda sua!

    ResponderExcluir

Manda!